PUBLICIDADE
Notícias

Águas costeiras poluídas na China aumentaram 54% em um ano

17:43 | 21/03/2013
A superfície de águas costeiras poluídas na China passou de 24 mil quilômetros quadrados em 2011 para 68 mil quilômetros quadrados em 2012, ou seja, um aumento de mais de 54% em um ano, segundo relatório da administração estatal de oceanos, que denuncia também a presença em massa de plásticos nessas zonas.

Por outro lado, a superfície total de águas com uma qualidade que não é considerada boa alcançou 170 mil quilômetros quadrados no ano passado, contra a média de 150 mil quilômetros quadrados para o período 2007-2011, segundo o documento oficial, cujas grandes linhas foram publicadas no site do governo.

A situação se degradou especialmente em regiões costeiras fortemente industrializadas, ou seja, o delta do Yangtsé, perto de Xangai, assim como mais ao Norte, no golfo do Bohai, e ao Sul, no delta do rio Perlas, que fica no triângulo entre Hong-Kong, Macau e Cantão.

No ano passado, 17 milhões de toneladas de matérias poluentes foram jogadas no oceano pelos 72 principais rios chineses, segundo a administração.

Entre os dejetos tóxicos despejados no litoral, existe 46 mil toneladas de metais pesados e 93 mil toneladas de petróleo, indica o jornal China Daily, precisando que 80% dos resíduos achados nas zonas costeiras chinesas são plásticos.

TAGS