PUBLICIDADE
Notícias

Terremoto de magnitude 6,9 sacode o norte do Japão

15:07 | 02/02/2013

Um forte terremoto de magnitude 6,9 atingiu o norte do Japão neste sábado, causando fortes tremores na ilha de Hokkaido, mas sem provocar tsunami ou registros de danos imediatos, informaram as autoridades.

O tremor, que foi precedido de um alerta antecipado transmitido por rádio e televisão, ocorreu perto da cidade de Obihiro, a uma profundidade de 103 km às 23h17 (12h17 de Brasília), segundo dados do serviço geológico dos Estados Unidos.

A agência meteorológica do Japão informou não existir ameaça de tsunami decorrente do tremor e a emissora pública NHK citou a polícia de Hokkaido ao informar que não há informes imediatos de danos ou feridos.

Blecautes foram reportados em algumas áreas e várias estradas foram fechadas, noticiou a agência Kyodo News, citando autoridades.

Fortes tremores foram sentidos em toda Hokkaido - a segunda maior ilha e um destino popular para a prática de esqui - assim como na ilha principal de Honshu, que fica no sul, reportou a agência meteorológica do Japão.

Algumas instalações nucleares japonesas ficam na prefeitura de Aomori, no norte de Honshu, mas as companhias que administram as usinas informaram que não houve anormalidades reportadas após o tremor.

Tampouco houve anormalidades registradas em Tomari, outra usina nuclear em Hokkaido.

Segundo a rede de TV pública japonesa NHK, que alertou para a ocorrência de possíveis réplicas, os tremores decorrentes do forte terremoto duraram cerca de um minuto.

Momentos antes do terremoto, um alerta foi transmitido por rádio e televisão, prevendo um sismo iminente, através um sistema de alerta precoce estabelecido pela agência climática.

Os programas foram interrompidos na NHK para transmitir informações sobre o terremoto.

"Fique em segurança, desligue o gás, tome cuidado com a queda de objetos e se estiver em ambiente aberto, não se aproxime da costa", anunciou a emissora.
Uma entrevista coletiva, celebrada pela agência sismológica nacional, foi marcada para esta noite.

Em 11 de março de 2011, um terremoto devastador, seguido de um tsunami, devastou o nordeste do Japão, deixando 19 mil mortos ou desaparecidos e causou danos à usina nuclear de Fukushima, provocando o maior desastre atômico do planeta em 25 anos.

Um poderoso terremoto submarino de magnitude 7,3 registrado na mesma região em dezembro provocando um tsunami de um metro de altura, mas sem registro de vítimas.

AFP

TAGS