PUBLICIDADE
Notícias

Negociações de paz serão lideradas por ex-ministra de Israel

14:16 | 19/02/2013

JERUSALEM, 19 Fev 2013 (AFP) - A ex-ministra israelense das Relações Exteriores Tzipi Livni vai ocupar a pasta da Justiça, e também ficar encarregada das negociações de paz com palestinos no futuro governo de Netanyahu.

A informação foi dada nesta terça-feira, 19, por um comunicado do partido do primeiro ministro.
Livni, dirigente de um partido centrista, será a ministra da justiça e "negociadora com palestinos com o intuito de chegar a um entendimento que ponha fim ao conflito", explicou o comunicado.

Benjamin Netanyahu lançou oficialmente no início do mês os acordos com partidos políticos para formar a nova coalizão governamental após as eleições legislativas de 22 de janeiro.

A chegada de Livni ao governo era esperada e o fato dela ser encarregada do processo de paz não é surpresa, já que a antiga chefe da diplomacia baseou sua campanha eleitoral na retomada de um diálogo com a Palestina.

Para recomeçar as negociações de paz, suspensas desde setembro de 2010,o presidente palestino Mahmoud Abbas pede o fim da colonização judaica e o reconhecimento das fronteiras existentes antes da guerra de 1967 como base de discussão.

Rara personalidade feminina na linha de frente da política israelense, Livni, 54 anos, chefiou a diplomacia israelense de 2006 a 2009. Ela foi alvo de constantes comparações com Golda Meir, chamada de dama de ferro, primeira-ministra de Israel de 1969 a 1974.

TAGS