PUBLICIDADE
Notícias

Ministra da educação renuncia após ser acusada de plagiar a tese de doutorado

14:40 | 09/02/2013
NULL
NULL

A ministra da educação da Alemanha, Annete Schavan, de 57 anos, renunciou ao cargo neste sábado, 9, após ser acusada de plagiar sua tese final de doutorado pela Universidade Heinrich Heine, de Dusseldorf. No dia 5, a universidade anunciou o cancelamento do título após uma investigação interna.

A ministra, que fez parte do governo da chanceler Angela Merkel, disse que vai contestar a decisão da universidade. Caso semelhante aconteceu em 2011, quando o então ministro da Defesa, Karl-Theodor zu Guttenberg, também renunciou após acusações de plágio em sua tese de doutorado.

De acordo com a univerisdade, Schavan copiou partes de sua tese "sistematicamente e intencionalmente". O Conselho acadêmico considerou inválido o título adquirido pela ministra há três anos. A ministra da Educação jé a 4ª autoridade do país a perder o títul de doutora por plágio.

Entenda o caso

A polêmica em torno do título de doutora da ministra veio à tona quando o jornal alemão Der Spiegel divulgou um relatório técnico informando que a tese apresentada em 1980 continha características de plágio.

As suspeitas sobre a ministra aumentaram após a demissão do ex-ministro da Defesa, em 2011.A Universidade de Bayreuth (na Baviera) retirou o título do ex-ministro e gerou discussões nos âmbitos acadêmico e político.

Em seguida ao caso de Guttenberg, a Universidade de Heidelberg (no Sul da Alemanha) retirou o título de doutora da deputada Silvana Koch-Mehrin (Partido Liberal, o FDP), que ocupava na ocasião a vice-presidência do Parlamento Europeu. Ela também foi acusada de plagiar sua tese de doutorado. Antes dela, o deputado Jorgo Chazimar-Kakis, do mesmo partido, também perdeu o título após reconhecer o plágio.

 

Redação O POVO Online

TAGS