PUBLICIDADE
Notícias

Iranianos teriam presenciado teste nuclear norte-coreano

15:47 | 14/02/2013
Uma fonte diplomática ocidental, com laços em Pyongyang e Teerã, disse à agência japonesa Kyodo nesta quinta-feira que cientistas iranianos provavelmente estiveram presentes durante a realização do terceiro teste nuclear da Coreia do Norte, realizado na terça-feira.

Caso confirmado, o fato pode aprofundar as suspeitas da comunidade internacional de que o Irã está desenvolvendo armas nucleares e levar à reavaliação das políticas do presidente Barack Obama em relação a Pyongyang e Teerã.

Em novembro, o Irã sondou a Coreia do Norte sobre a possibilidade de observar um teste nuclear do país em troca do pagamento, em yuan, do equivalente a US$ 10 milhões, disse a fonte.

Não há detalhes sobre como as negociações se desenrolaram, o que fez os Estados Unidos e outros países buscarem mais informações sobre a questão.

O Irã via o teste como "uma oportunidade importante de obter, diretamente, conhecimento para preparar um teste subterrâneo em seu território", declarou a fonte. As informações são da Dow Jones.

TAGS