PUBLICIDADE
Notícias

Índia encabeça dia mundial de manifestações contra a violência à mulher

A iniciativa de colocar em prática estas mobilizações, marchas e espetáculos em 200 países no dia de São Valentim partiu da militante feminista americana Eve Ensler

12:50 | 14/02/2013
Alexandra Wyman/WireImage
Alexandra Wyman/WireImage

A Índia encabeçou nesta quinta-feira, 14, os protestos contra a violência de que as mulheres são vítimas no dia mundial de manifestações chamado "Um bilhão de pé" (One Billion Rising), numa referência ao número de 1 bilhão de mulheres que são maltratadas ou violentadas ao longo da vida, segundo a ONU.

A iniciativa de colocar em prática estas mobilizações, marchas e espetáculos em 200 países no dia de São Valentim - quando se comemora o Dia dos Namorados no hemisfério norte - partiu da militante feminista americana Eve Ensler, autora da peça de teatro "Os monólogos da vagina". Eve pediu que um bilhão de pessoas "se levantem" e peçam o fim da violência.

Em Nova Déli, onde o estupro coletivo de uma estudante dentro de um ônibus no último mês de dezembro comoveu a comunidade internacional, os organizadores disseram que pretendem usar este dia de mobilização para pedir ao governo novas medidas de proteção às mulheres.

"Nossa programação começou nas universidades e vou com mulheres motoristas de táxi para pedir igualdade porque hoje é o dia do amor", afirmou à AFP Kamla Bhasin, representante da campanha no sul da Ásia.

Além disso, a programação inclui um espetáculo de percussão ao entardecer à beira mar em Mumbai e uma "cerimônia de incineração" do patriarcado e da misoginia em Gurgaon, cidade satélite de Nova Déli.

Na Austrália, dezenas de mobilizações aconteceram em praias e parques. Em Cingapura, militantes com globos negros atados aos ombros atravessaram um centro comercial para chamar atenção dos clientes.

Nas Filipinas, o dia começou com bailes em um parque de Manila protagonizados por personalidades do país e terminará com um show de artistas locais.

AFP

TAGS