PUBLICIDADE
Notícias

Hitler e Frankenstein são candidatos às eleições locais na Índia

Segundo os historiadores, a presença britânica na capital do estado, Shillong, durante a era colonial, deixou seus rastros

12:45 | 19/02/2013
NULL
NULL

Políticos indianos com o nome de Adolf Hitler ou ainda de Frankenstein figuram entre os 345 candidatos às eleições no estado do nordeste da Índia dotada de uma insólita tradição de nomes próprios.
A lista de postulantes aos 60 cargos do parlamento do estado de Meghalaya, convocado a ir às urnas no sábado, mostra uma variedades de nomes em inglês muito criativos.

Tem de Boldness Billykid (Billy, o garoto sem medo) a Predecessor e Process (Processo).
Segundo os historiadores, a presença britânica na capital do estado, Shillong, durante a era colonial, deixou seus rastros. A população local escolheu diversos nomes ingleses, sem necessariamente conhecer seus significados.

Apreciada pelo clima temperado, Shillong ganhou a alcunha de "Escócia do leste" por parte dos britânicos que passavam um tempo na região para descansarem das altas temperaturas durante o verão no restante da Índia.
"Normalmente, eles não sabem a origem dos nomes. Eles ficam atraídos por eles numa busca pela modernidade", explicou à AFP Sanjeeb Kakoty, professor de história no Instituto indiano de administração de Shillong.

Adolf Lu Hitler-Marak confirma que seus pais não faziam a menor ideia da origem de seu nome e jura - apesar do bigode - que ele não tem nada em comum com o ditador nazista.

"Talvez meus pais gostassem desse nome. Mas eu não sou um ditador", justifica o homem baixinho, membro do partido do Congresso nacionalista.
No passado, lojas e restaurantes com o nome de Hitler tiveram que mudar de ideia após polêmicas levantadas.

"Os pais às vezes escolhem nomes estranhos para seus filhos, mas desde que os candidatos cumpram seus deveres, está tudo bem", afirma um outro candidato, que atende pelo nome de Class One (classe um).
O resultado das eleições será anunciado em 28 de fevereiro.

AFP

TAGS