PUBLICIDADE
Notícias

Governo britânico convoca embaixador da Coreia do Norte por teste nuclear

10:10 | 13/02/2013
O Reino Unido convocou o embaixador da Coreia do Norte em Londres para expressar sua firme condenação ao terceiro teste nuclear realizado na terça-feira pelo regime comunista de Pyongyang, indicou nesta quarta-feira o ministério britânico das Relações Exteriores.

"Convocamos o embaixador norte-coreano para reafirmar nos mais fortes termos a condenação do Reino Unido ao teste nuclear de ontem", declarou o secretário de Estado das Relações Exteriores, Hugo Swire, por meio de um comunicado.

"Esta é uma clara violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU, e o Reino Unido apoia a determinação da ONU de implementar medidas mais rigorosas contra o regime", acrescentou Swire.

O secretário de Estado apelou à comunidade internacional para "falar com uma só voz" sobre este caso, um dia após o Conselho de Segurança condenar por unanimidade este novo teste.

Dirigindo-se ao regime norte-coreano, o secretário pediu para "agir no melhor interesse de seu povo e escolher o caminho que eles realmente querem". "Em meio à informações de privações generalizadas e violações dos direitos humanos, a prioridade deve ser a saúde e o bem-estar do povo norte-coreano", concluiu.

A Coreia do Norte realizou na terça-feira seu terceiro teste nuclear, de uma potência superior ao anterior, usando um artefato "em miniatura", e ameaçou tomar medidas ainda "mais fortes" se a comunidade internacional adotar novas sanções contra o país.

O teste nuclear provocou uma onda de condenações da comunidade internacional, incluindo a China, tradicional aliada da Coreia do Norte.
AFP

TAGS