PUBLICIDADE
Notícias

Fragmentos do meteorito que caiu na Rússia chegam a custar US$ 2,2 mil

O valor estimado é 40 vezes superior a atual cotação do ouro. Quase 1.200 pessoas ficaram feridas apósa impacto da queda do meterito

14:08 | 18/02/2013
NULL
NULL

Após a queda e explosão de um meteorito na última sexta-feira, na Rússia, entusiastas iniciaram uma caçada pelos fragmentos da rocha espacial, principalmente na região de Chelyabinsk , em um lago congelado.

Os 'caçadores' acreditam que esses fragmentos possam valer até 66 mil rublos (US$ 2.200) por grama, o que equivale a um valor 40 vezes superior a atual cotação do ouro. Quase 1.200 pessoas ficaram feridas por conta de pedaços de concreto e vidro, quebrados após o impacto causado pela queda do meteorito.

 

Meteoro ou meteorito

Quando um corpo celeste feito de rocha e metal entra na atmosfera da Terra, ele é considerado por especialistas como um meteoro. A partir do momento em que esse corpo ultrapassa a atmosfera sem se desfazer e atinge o solo do planeta, ele passa a ser um meteorito.

Após análises feitas em alguns fragmentos encontrados no lago congelado na região de Chelyabinsk, foi possível identificar em sua composição cerca de 10% de ferro. Cientistas cogitam batizá-lo de "meteorito Chebarkul", fazendo uma referência à cidade russa, próxima ao local da queda do corpo celeste.

Redação O POVO Online

TAGS