PUBLICIDADE
Notícias

Exposição na Alemanha celebra os 80 anos de Yoko Ono

"John Lennon me dizia: 'Me traga a verdade'. Porque nós, artistas, temos a dignidade de dizer a verdade ao mundo, diferentemente dos políticos", conta Yoko Ono

16:57 | 15/02/2013
NULL
NULL

FRANKFURT, 15 Fev 2013 (AFP) - O museu Schirn Kunsthalle, na cidade alemã de Fankfurt, apresenta a partir desta sexta-feira, 15, uma retrospectiva da obra de Yoko Ono, que comemora seus 80 anos. Por conta do status de ícone pop enquanto esposa, e posteriormente viúva, de John Lennon, seus trabalhos artísticos ficaram, durante algum tempo, em segundo plano e agora serão destaque na exposição 'Half-a-wind show - Uma retrospectiva'.

O Beatle, assassinado em 1980, a descreveu como "a mais célebre das artistas desconhecidas", já que os trabalhos do casal, como os famosos "bed-in" pela paz mundial, ocultaram sua obra mais pessoal.

"John Lennon me dizia: 'Me traga a verdade'. Porque nós, artistas, temos a dignidade de dizer a verdade ao mundo, diferentemente dos políticos", conta Yoko Ono, que veio à inauguração

de sua exposição com seus eternos óculos de sol, roupa preta e chapéu.

"Mas a gente só conhece a metade da verdade. A outra parte é invisível (...), cada um é responsável por completar, imaginar e participar", disse.

O museu Schirn Kunsthalle de Frankfurt reuniu cerca de 200 objetos, filmes, instalações, fotografias, desenhos, textos e músicas para refletir a dimensão multimídia das obras, e oferece a possibilidade de tocá-las ou de fazer parte de uma delas, segundo a vontade da própria artista.

"É a retrospectiva mais completa já consagrada a Yoko Ono na Europa", afirmou o diretor do museu, Max Hollein.

A exposição será itinerante, assim como a artista. Depois de Frankfurt, ela viaja para a Dinamarca, para a Áustria e depois para o museu Guggenheim, na cidade de Bilbao, na Espanha.

TAGS