PUBLICIDADE
Notícias

Cientistas dizem ter encontrado fragmentos do meteorito

O ministério das Situações de Emergência havia anunciado no domingo que as buscas estavam suspensas depois que mergulhadores vasculharam o fundo do lago

10:50 | 18/02/2013
NULL
NULL

Cientistas afirmaram ter encontrado, nesta segunda-feira, 18, fragmentos do meteorito que se desintegrou sobre a cidade de russa de Cheliabinsk na última sexta-feira, 15, deixando mais de mil feridos. Na noite de domingo, as autoridades responsáveis pelas buscas haviam anunciado que as buscas estavam suspensas.
"Nós confirmamos que partículas de uma substância encontrada pela nossa expedição próximo ao lago Chebarkoul têm a composição de um meteorito", afirmou Viktor Grokhovski, membro da Academia Russa de Ciências, à agência Ria Novosti.

O ministério das Situações de Emergência havia anunciado no domingo que as buscas estavam suspensas depois que mergulhadores vasculharam o fundo do lago, que seria local de queda de um dos fragmentos do meteorito.
Mas a Universidade dos Urais, onde trabalha Grokhovski, decidiu enviar uma equipe de cientistas ao local, que afirmou ter encontrado quse 50 fragmentos próximos ao lago.

"Os membros da expedição enviaram para Ekaterinburgo os estilhaços encontrados", afirma a universidade em comunicado.
O centro universitário publicou em seu site a fotografia de uma pessoa segurando uma pequena pedra preta entre os dedos.

Segundo o chefe da expedição, Viktor Grokhovski, este meteorito faz parte da categoria dos "condritos", termo que designa um tipo de meteorito rochoso, descreveu a universidade, que explicou que os fragmentos encontrados eram compostos de 10% de ferro.

O meteorito deveria ser batizado "meteorito de Chebarkoul", segundo a mesma fonte.
"Já que nós encontramos estilhaços (...), o principal fragmento deve estar no lago", disse Grokhovski, citado pela agência Interfax.
As buscas têm por objetivo indentificar a natureza do meteorito e explicar como sua queda pôde ter conseqüências tão graves. Geralmente, os corpos celestes queimam por completo ao entrar em contato com a atmosfera.

Os mergulhadores do ministério das Situações de Emergência buscavam desde sábado, em temperaturas abaixo dos 20 graus negativos, nos fundos do lago Chebarkoul, cuja superfície congelada apresentava um buraco com mais de seis metros de diâmetro. Mas o ministério alegou não ter encontrado nada.
O ministro das Situações de Emergência, Vladimir Poutchkov, avaliou que as buscas tinham sido em vão, pois o fundo do lago estava coberto por uma espessa camada de sedimentos.

O meteorito se desintegrou na manhã da última sexta-feira sobre Cheliabinsk, cidade industrial com mais de um milhão de habitantes.
Segundo as últimas informações divulgadas pelo governador da região de Cheliabinsk, o fenômeno inédito deixou 1.240 pessoas feridas, sendo 299 crianças. A maior parte sofreu ferimentos leves.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira, o ministério da saúde fez um balanço de 1.491 feridos, dos quais 311 crianças. Segundo o ministério, 46 pessoas ainda estão hospitalizadas, entre elas três crianças.
"Os Urais do sul estão retomando um ritmo de vida normal, mas nós ainda temos muito trabalho pela frente. A região continua se restabelecendo depois do susto do meteorito", indicou nesta segunda-feira o governador Mikhail Iourevitch em comunicado.

AFP

TAGS