PUBLICIDADE
Notícias

Chávez recebeu 'energias cósmicas maias' para se curar, diz Rigoberta Menchú

17:16 | 22/02/2013

CARACAS, 22 Fev 2013 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, "recebeu as energias cósmicas" de um ritual maia, e por isso vencerá "grandes e pequenos obstáculos" de sua doença, afirmou a líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú, que se encontra em Caracas junto a outros 20 sábios em um encontro indígena pela saúde do presidente.

"Estou oficialmente certa de que o presidente Hugo Chávez recebeu as energias cósmicas, porque a medicina ancestral provém do mais profundo de nossa mãe terra", disse a prêmio Nobel da Paz de 1992 em uma cerimônia oficial junto ao vice-presidente Nicolás Maduro e a outros membros de alto escalão do gabinete venezuelano.

As energias de Chávez "são extraordinariamente fortes", razão pela qual vencerá "grandes e pequenos obstáculos", acrescentou Menchú, que se encontra desde quinta-feira em Caracas.

Após dois meses de recuperação em Cuba, onde em dezembro foi operado pela quarta vez de um câncer, Chávez retornou na segunda-feira a Caracas de surpresa e foi internado no hospital militar.

Segundo o último comunicado oficial sobre a saúde do presidente, "a insuficiência respiratória que surgiu durante o pós-operatório persiste e sua tendência não foi favorável, razão pela qual continua sendo tratada".

Chávez deve "superar alguns tecidos que precisa regenerar para recuperar completamente a saúde", disse Menchú em relação ao câncer que foi detectado no presidente em junho de 2011, e cuja localização e gravidade são desconhecidas.

"Desta vez não fazemos folclorismo; fazemos uma concentração de nossas energias dos saberes de nossos ancestrais maias", explicou a líder guatemalteca, que disse ter "a certeza de que suas palavras (de Chávez), sua saúde, seus sonhos, seus anseios vão seguir percorrendo fronteiras, fale ele ou não".

Além disso, pediu à equipe de governo venezuelano que afaste o pessimismo e concentre as energias pela saúde do presidente.

TAGS