PUBLICIDADE
Notícias

Cemitério de Jerusalém é alvo de profanação anti-árabe

Frases como 'Maomé morreu' e 'Maale Rehavam' também foram encontrados sobre as lápides do cemitério, que data do século 12

11:20 | 14/02/2013
AFP
AFP

Frases anti-árabes foram pichados em túmulos de um histórico cemitério muçulmano em pleno centro do oeste de Jerusalém, informou a polícia e testemunhas.

"A inscrição 'preço a pagar' e estrelas de Davi foram desenhadas numa dezena de túmulos do cemitério muçulmano de Mamilla, no centro de Jerusalém", afirmou nesta quinta-feira uma porta-voz da polícia. Um inquérito foi aberto.

Frases como "Maomé morreu" e "Maale Rehavam" também foram encontrados sobre as lápides do cemitério, que data do século 12.

Maale Rehavam é o nome de uma colônia, ao sul da Cisjordânia ocupada, onde autoridades israelenses evacuaram diversos trailers que funcionavam como moradia. A expulsão desencadeou uma série de protestos violentos de colonos e militantes ultra-sionistas em Jerusalém.

Numa parte do cemitério Mamilla está sendo construído o controverso "museu da tolerância", polêmico por conta de sua localização.

O museu é financiado pelo centro Simon Wiesenthal - nome de um judeu perseguido por nazistas, morto em 2005 - que construiu um memorial homônimo em Los Angeles, nos Estados Unidos.

AFP

TAGS