PUBLICIDADE
Notícias

Casa Branca anuncia primeira visita de Obama a Israel

16:40 | 05/02/2013

WASHINGTON, 05 Fev 2013 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, planeja fazer sua primeira visita a Israel como chefe de Estado nos próximos meses, anunciou a Casa Branca esta terça-feira, 5.

Obama e o premier israelense, Benjamin Netanyahu, conversaram sobre a perspectiva de uma visita por telefone no final do mês passado, mas a Casa Branca disse que ainda não podia dar uma data ou fornecer mais detalhes sobre a planejada viagem.

"Quando o presidente falou com o primeiro-ministro Netanyahu, em 28 de janeiro, mencionaram uma visita do presidente a Israel na primavera" (boreal), disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Tommy Vietor.

"O início do segundo mandato do presidente e a formação de um novo governo israelense oferecem a oportunidade de reafirmar os profundos e fortes vínculos entre os Estados Unidos e Israel e discutir a forma de avançar em um amplo leque de assuntos de interesse mútuo, inclusive o Irã e a Síria", disse o funcionário.

"Os detalhes adicionais sobre a viagem - inclusive as datas - serão divulgados em breve", acrescentou.

Segundo a Casa Branca, durante o giro ao Oriente Médio, Obama também visitará a Jordânia e a Cisjordânia, nos territórios palestinos ocupados.

Meios israelenses noticiaram mais cedo que a viagem pode começar em 20 de março.

AFP

 

TAGS