PUBLICIDADE
Notícias

Cardenal indonésio não participará no Conclave

Bento XVI deixará oficialmente as funções às 20h00 (16h00 de Brasília) de 28 de fevereiro

09:10 | 22/02/2013
NULL
NULL

O cardeal indonésio que deveria participar ao lado dos 116 colegas no Conclave que escolherá o sucessor do Papa Bento XVI anunciou que não viajará a Roma por problemas de saúde.

"Não irei. Minha vista não permite", anunciou o cardeal Julius Riyadi Darmaatmadja à revista católica indonésia Hidup, que chegará às bancas no domingo.
"Peço perdão à Igreja da Indonésia por não poder representar (meu país) neste importante acontecimento", completou o ex-arcebispo de Jacarta, de 78 anos, na entrevista, da qual a AFP obteve uma cópia nesta sexta-feira, 22.

A ausência do cardeal indonésio deixa em 116 os eleitores que devem participar no Conclave para designar o novo Papa.

Bento XVI deixará oficialmente as funções às 20h00 (16h00 de Brasília) de 28 de fevereiro. A Constituição apostólica prevê o início do Conclave para 15 a 20 dias após o início do período de "sede vacante", ou seja, a partir de 15 de março.

No entanto, um decreto pode antecipar a data para permitir que o escolhido se prepare melhor para a Páscoa, no fim de março, uma data muito importante para 1,2 bilhão de católicos.

O cardeal indonésio explicou que tem muitos problemas de visão, ao ponto de não conseguir ler os textos, documentos, regulamentações e demais que seriam necessários no Conclave.

"Me sinto frágil e reduzido em minha capacidade de leitura. Estas tarefas exigem força, vivacidade e agilidade", completou, antes de manifestar compreensão com a decisão de renúncia do Papa.

O Conclave se reúne em estrito segredo na Capela Sistina até a eleição de um pontífice com maioria de dois terços.

AFP

TAGS