PUBLICIDADE
Notícias

Acidente aéreo mata candidato à presidência paraguaia

13:02 | 03/02/2013
O candidato à presidência do Paraguai Lino Cesar Oviedo morreu após um acidente de helicóptero, informaram autoridades neste domingo. Na noite de sábado, Oviedo voltava, junto com seu guarda-costas, de um comício no norte do Paraguai quando a situação climática piorou.

Os três ocupantes da aeronave morreram na queda, disse Johnny Villalba, porta-voz da autoridade aeroportuária do Paraguai. "As causas do acidentes e outros detalhes estão sendo investigados por especialistas do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aéreos", disse ele, referindo-se a uma agência da autoridade aeroportuária paraguaia.

Oviedo, de 69 anos, era candidato às eleições de abril pelo terceiro maior partido de oposição do Paraguai, a União Nacional dos Cidadãos Éticos (Unace). General reformado e ex-chefe do Exército, ele havia tentado várias vezes a presidência do país, nem sempre por meios democráticos.

Populista que contava com a maioria dos indígenas pobres do Paraguai, Oviedo foi condenado por conspirar para a derrubada do presidente Juan Carlos Wasmosy, numa breve rebelião em abril de 1996 e cumpriu metade de seus 10 anos de pena antes de ser libertado.

Posteriormente, o Tribunal Superior exonerou Oviedo, depois de oficiais militares terem negado que houve uma tentativa de golpe, liberando-o para concorrer à presidência em 2008, quando ele ficou na terceira colocação. As informações são da Associated Press.

TAGS