Participamos do

Tropas da África Ocidental devem ajudar exército do Mali

18:21 | Jan. 12, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As nações da África Ocidental prepararam tropas neste sábado para um envio de emergência para ajudar o exército do Mali a combater os rebeldes islâmicos que ocuparam o norte do país e procuram avançar mais para o sul. O ministro da Integração Africana da Costa do Marfim, Ally Coulibaly, afirmou que a missão está sendo rapidamente preparada e as primeiras tropas poderão chegar ainda neste domingo, com o objetivo de reconquistar o norte do Mali.

Vários países prometeram enviar centenas de soldados para ajudar no combate, após a força área francesa ter ajudado o exército do Mali a conter os rebeldes que tinham tomado uma importante cidade, considerada um dos últimos baluartes contra um avanço maior islamita.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou um força africana de 3.300 soldados para ajudar o Mali a lutar contra os rebeldes, mas a tropa não deveria ser enviada antes de setembro. No entanto, com rápida evolução da situação no Mali, a Comunidade Econômica dos Países da África Ocidental (Ecowas) anunciou nesta sexta-feira que tinha autorizado o envio imediato de tropas aprovadas pelo conselho da ONU. Um número incerto de forças militares da África Ocidental já está no Mali.

O Exército do Mali disse que a Nigéria e o Senegal também ajudaram a ofensiva contra os rebeldes na sexta-feira, além do exército francês. A Nigéria confirmou que havia enviado uma equipe técnica da força aérea e o comandante da força africana que deverá ser instalada.

Burkina Faso e Níger, ambos vizinhos de Mali, prometeram neste sábado enviar 500 soldados, cada um. A Nigéria, que tem o maior exército na região, planeja enviar tropas com a força africana, mas um porta-voz da defesa não pode dizer o prazo ou o número de soldados.

O Senegal enviará 500 soldados ao Mali nos próximos dias, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Mankeur Ndiaye. "Nossas tropas ainda não estão a caminho", disse ao canal de televisão France 24, em uma entrevista por telefone, acrescentando que os soldados estariam no Mali em "questão de dias". As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente