Participamos do

República Checa terá 2º turno na eleição presidencial

13:55 | Jan. 12, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As primeiras eleições diretas realizadas na República Checa vão ter segundo turno, após os eleitores escolherem dois candidatos rivais: Milos Zeman, ex-primeiro-ministro de esquerda, e Karel Schwarzenberg, ministro de Relações Exteriores conservador, como os dois principais competidores no pleito.

Com 96% das urnas apuradas, após a rodada de dois dias do primeiro turno da eleição, Zeman aparece com 24,4% dos votos, enquanto Schwarzenberg está com 22,8%, afirmou o Escritório de Estatísticas do país. A eleição foi encerrada às 11h (de Brasília).

Zeman, de 69 anos, e Schwarzenberg, de 75 anos, se enfrentarão novamente no dias 25 e 26 de janeiro. Ambos os candidatos são favoráveis à União Europeia. O vencedor da eleição substituirá Vaclav Klaus, que encerrará seu segundo e final mandato presidencial em março.

Embora os poderes dos presidentes checos, que eram escolhidos no passado por legisladores do país, sejam em grande parte cerimoniais, eles exercem autoridade na política externa e nomeações do banco central. Eles também pode conceder anistia e indulto. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente