Participamos do

Pesquisa indica que maioria dos israelenses apoia um Estado palestino

08:18 | Jan. 04, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A maioria dos israelenses apoia a criação de um Estado palestino, apesar de não ter esperanças de que se chegue a um acordo de paz, segundo uma pesquisa realizada pelo jornal israelense Hayom divulgada nesta sexta-feira.

O jornal perguntou a mais de 800 pessoas se apoiavam ou se opunham à ideia de dois estados para dois povos, com a criação de um Estado palestino junto a Israel.
Quase 54% dos consultados é a favor da ideia e 38% a rejeita. Os demais não quiseram responder.

A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em compensação, 54% consideram que um acordo de paz com os palestinos é impossível e 55% não acreditam que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, seja um "sócio para a paz".

Os consultados também estão divididos sobre a construção de assentamentos judeus nos territórios ocupados. No total, 43,4% apoiam e 43,5% são a favor de que se paralise a construção.

Três partidos de direita israelense, entre eles dois que poderão fazer parte do próximo governo depois das eleições do dia 22, pensam seriamente em anexar uma parte da Cisjordânia.

As pesquisas dão como vencedor a coalizão de direita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Likud-Israel Beitenu, mas com uma margem estreita, o que dificultaria as negociações para formar o governo.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente