Participamos do

Número um chinês recebe carta de primeiro-ministro do Japão

06:40 | Jan. 25, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O chefe do partido budista japonês Novo Komeito, integrante da coalizão governamental, entregou nesta sexta-feira uma carta do primeiro-ministro Shinzo Abe ao número um chinês, Xi Jinping, em um momento de tensões entre as duas potências asiáticas.

Recebido no Grande Palácio do Povo de Pequim, Natsuo Yamaguchi realiza a primeira visita à China de uma autoridade política da coalizão governamental japonesa desde que Tóquio nacionalizou parcialmente no verão (do hemisfério norte) várias ilhas disputadas por ambos os países e por Taiwan no Mar da China Meridional.

"O partido Komeito está há muito tempo comprometido com a amizade sino-japonesa", declarou ao seu convidado Xi, secretário-geral do Partido Comunista chinês desde novembro e próximo presidente da república.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Xi constatou que a visita do emissário japonês, a qual disse conferir grande importância, coincide com "um momento no qual as relações sino-japonesas enfrentam uma situação particular".

Depois de felicitar Xi por sua nomeação à frente do partido, Yamaguchi lhe desejou "uma promoção ainda maior no futuro", alusão à sua iminente nomeação como chefe de Estado, antes de entregar a ele a carta de Abe, cujo conteúdo não foi revelado.

As tensões entre China e Japão tiveram importantes repercussões econômicas para as empresas japonesas, que investiram massivamente no país.
Pequim envia regularmente barcos, e ultimamente aviões, às imediações do arquipélago das Senkaku, em japonês, e Diaoyu, em chinês.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente