PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 60% dos eleitores búlgaros a favor de usina nuclear

08:49 | 28/01/2013

Mais de 60% dos eleitores que votaram em um referendo sobre a construção de uma usina nuclear búlgaro-russa apoiaram o projeto, um resultado que, contudo, não é válido devido a baixa taxa de participação, anunciou nesta segunda-feira a comissão eleitoral.

A apuração dos votos na Bulgária revelou 60,66% dos votos a favor da construção da central nuclear em Belene (norte), um projeto abandonado em março pelo governo que considera os custos muito elevados, anunciou o porta-voz da comissão, Bisser Troyanov.

A participação no referendo dos eleitores foi entre 20,5% e 21,8%, segundo pesquisas dos institutos Gallup e Alpha Research. Para que o projeto fosse válido, pelo menos 60% dos eleitores deveriam ter comparecido às urnas.

A comissão ainda não anunciou o número oficial de participação.

A taxa de participação é esperada com certo interesse, porque se ultrapassar 20% o Parlamento será obrigado a debater a questão em três meses.

As chances do projeto passar em um eventual novo debate são quase nulas. O governo conservador do primeiro-ministro Bo ko Borissov possui uma maioria contra a usina de Belene.

 

AFP

TAGS