Participamos do

Líder da oposição do Egito quer diálogo nacional

09:44 | Jan. 30, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Líder da oposição do Egito e vencedor do prêmio Nobel da Paz, Mohamed ElBaradei, pediu uma amplo diálogo nacional com o governo islâmico, todas as facções políticas e os militares depois que a recente onda de violência deixou cerca de 60 mortos ao longo do semana passada.

ElBaradei fez o apelo na quarta-feira, um dia após os militares alertarem de que o país poderia entrar em colapso por causa dos tumultos.

O presidente Mohammed Morsi, que deve fazer uma breve visita a Alemanha hoje, declarou estado de emergência e impôs um toque de recolher noturno em três províncias ao longo do Canal de Suez. Mas os moradores têm desafiado a medida desde que ela entrou em vigor.

Morsi deve se encontrar com a chanceler alemã Angela Merkel, para quem pedirá ajuda financeira para ajudar o Egito. No entanto, o ministro de Relações Exteriores, Guido Westerwelle, já disse que a ajuda alemã depende do progresso do país rumo à democracia. Westerwelle afirmou na rede de televisão pública ARD que a oferta de ajuda de Berlim, "depende de avanços no desenvolvimento democrático no Egito".

O ministro também declarou que é preciso ter "paciência estratégica" com o país. As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente