PUBLICIDADE
Notícias

Israel ataca comboio da Síria perto do Líbano

14:12 | 30/01/2013
As forças de Israel realizaram um ataque aéreo durante a noite contra um comboio de armas da Síria, perto da fronteira libanesa, disseram fontes de segurança em condição de anonimato.

O ataque ocorreu após Israel expressar preocupações de que estoque de armas químicas de Damasco poderia cair nas mãos da milícia xiita Hezbollah do Líbano, um aliado do regime sírio, ou outros grupos militantes.

As fontes de Israel disseram que essa transferência seria um "casus belli" (expressão latina para designar fato considerado suficiente grave para justificar uma declaração de guerra) e, provavelmente, desencadearia um ataque israelense.

"A força aérea israelense explodiu um comboio que acabava de cruzar a fronteira da Síria em direção ao Líbano", disse um funcionário, sem dar uma localização precisa. A fonte afirmou que havia suspeita de que comboio estava carregando armas, mas não especificou o tipo de armamento.

Uma porta-voz do Exército de Israel se recusou a comentar a notícia.

Uma outra fonte confirmou também que aviões de guerra de Israel atingiram o comboio que estava alegadamente carregando armas para o Líbano, mas disse que o incidente ocorreu apenas dentro da Síria. "Era um comboio armado que viajava para o Líbano, mas foi atingido no lado sírio da fronteira por volta das 21h30 (de Brasília)", disse a pessoa. As informações são da Dow Jones.

TAGS