Participamos do

Irã prende 11 jornalistas

09:59 | Jan. 28, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Irã prendeu 11 jornalistas acusados de cooperar com organizações de mídia estrangeiras que possuem filiais no país ou trabalham com a língua persa no Irã, afirmaram editores das filiais iranianas. A medida faz parte de uma grande escalada de repressão contra a imprensa, o que mostra a falta de tolerância de Teerã com os profissionais que trabalham com mídia independente ou filias consideradas hostis.

Os editores-chefes dos jornalistas presos disseram à Associated Press nesta segunda-feira que os 11 profissionais foram detidos no domingo à noite, por causa de seus "contatos estrangeiros". Eles pertencem a seis empresas de comunicações diferentes, incluindo quatro jornais diários, um semanal e a agência de notícias ILNA.

Nos últimos anos, o Irã denunciou a Voice of America e serviço persa da BBC, descrevendo-os como armas dos EUA e das agências de inteligência britânicas. O governo também advertiu sobre graves repercussões caso jornalistas e ativistas fossem capturados com contatos com esses estabelecimentos.

As informações são da Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente