Participamos do

Irã enviará macaco ao espaço no início de fevereiro

Desde 2009, o Irã já enviou três satélites e uma cápsula ao espaço, em fevereiro de 2012, na qual havia um rato, tartarugas e insetos
10:57 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Irã enviará um macaco ao espaço no início de fevereiro, por ocasião do 34º aniversário da Revolução Islâmica, informou o diretor da Organização Espacial Iraniana, Hamid Fazeli, citado nesta terça-feira pela imprensa.

"Os macacos estão atualmente em quarentena" e um deles será colocado em órbita durante o período do Fajr, de 31 de janeiro a 10 de fevereiro, que marca o triunfo da revolução de 1979, disse Fazeli.

O responsável acrescentou que se trata da primeira etapa para a colocação em órbita de um astronauta iraniano em um prazo de cinco a oito anos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desde 2009, o Irã já enviou três satélites e uma cápsula ao espaço, em fevereiro de 2012, na qual havia um rato, tartarugas e insetos.

Também realizou em 2011 uma tentativa de colocar um macaco em órbita, mas o lançamento resultou um fracasso que Teerã reconheceu apenas com meias palavras e sem dar nenhuma explicação.

O lançamento de fevereiro, com um foguete Kavoshgar-5, prevê um voo balístico suborbital a 120 km de altitude de cerca de 20 minutos. A cápsula que levará o macaco pesará 285 quilos.

O presidente Mahmud Ahmadinejad afirmou diversas vezes que a República Islâmica pretendia lançar um voo tripulado antes de 2020.

A comunidade internacional segue com atenção o desenvolvimento do programa especial, por medo de que tenha objetivos militares, apesar das negativas de Teerã.

Os países ocidentais condenaram todos os lançamentos realizados até a data, por suspeitar que o Irã tenta desenvolver lançadores balísticos de longo alcance capazes de transportar cargas convencionais ou nucleares. Por essa mesma razão, o Conselho de Segurança da ONU condenou em várias ocasiões o programa balístico iraniano.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente