Participamos do

Há 80 anos, Hitler chegava ao poder na Alemanha

14:56 | Jan. 30, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
No 80° aniversário da chegada de Adolf Hitler ao poder, a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, pediu aos alemães que lutem por seus princípios e não caiam não complacência que permitiu ao ditador nazista assumir o controle do país. "O poder dos nazistas foi possível porque a elite da sociedade alemã trabalhou com eles mas, acima de tudo, porque a maior parte das pessoas toleraram esse poder", disse.

Após obter um terço dos votos na eleição alemã de 1932, Hitler convenceu o presidente Paul von Hindenburg a nomeá-lo chanceler em 30 de janeiro de 1993, colocando a Alemanha no caminho da guerra e do genocídio.

O fato de que Hitler conseguiu destruir a democracia da Alemanha em apenas seis meses serve de aviso hoje do que pode ocorrer se o público for apático, disse Merkel. "Os direitos humanos não se asseguram sozinhos, a liberdade não emerge sozinha e a democracia não é bem-sucedida sozinha", afirmou. "Uma sociedade dinâmica precisa de pessoas que tenham respeito umas com as outras, que se responsabilizem por si mesmas e pelos outros, pessoas que estão preparadas para aceitar críticas e oposição."

O Parlamento alemão realizou nesta quarta-feira uma cerimônia especial para homenagear os que morreram durante a ditadura nazista. As informações são da Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente