PUBLICIDADE
Notícias

França pede a ONU envio de tropas internacionais a Mali

11:55 | 12/01/2013
O governo da França pediu à Organização das Nações Unidas que "acelere" a implementação de uma resolução que possibilite o envio de forças internacionais a Mali, país da África Ocidental que enfrenta uma batalha contra insurgentes islamitas. Em carta enviada neste sábado ao Conselho de Segurança, o governo francês também pediu que as forças apoiem as tropas do exército de Mali na "luta contra elementos terroristas" e frisou que a operação vai durar o tempo que for necessário.

A Comunidade Econômica dos Países da África Ocidental (ECOWAS) anunciou neste sábado que já autorizou o envio imediato de tropas a Mali, um dia após o governo francês iniciar operações no país. Em comunicado, o presidente da ECOWAS, Kadre Desire Ouedraogo, afirmou que a decisão foi tomada "em face à urgência da situação", sem informar, no entanto, quantos soldados serão enviado a Mali ou quais países do bloco de 15 nações vão contribuir com a ação.

Também neste sábado, militantes islamitas foram expulsos de Konna com a ajuda das tropas francesas, segundo informou uma autoridade militar do país africano. Konna havia sido capturada pelos extremistas durante a semana. Após o frágil governo civil do Mali entrar em colapso no primeiro semestre do ano passado, grupos de insurgentes islamitas e tuaregues tomaram o controle da parte norte e desértica do país, onde proclamaram o "Estado Islâmico do Azawad" (État Islamique de l'Azawad).

As informações são da Dow Jones e da Associated Press.

TAGS