Participamos do

Forte cheiro de gás de usina química normanda chega à Grã-Bretanha

11:29 | Jan. 22, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O forte cheiro de gás provocado por um vazamento em uma empresa química, que causou alarme no noroeste da França, da Normandia até Paris, também chegou ao sul da Grã-Bretanha, indicou a polícia britânica.

Esta nuvem, sem risco para a saúde, segundo as autoridades francesas, se formou na manhã de segunda-feira da empresa Lubrizol, situada em Ruán (Normandia), 110 km a oeste de Paris, após uma reação química imprevista envolvendo mercaptano.

"Pouco depois das 07h30 locais começamos a receber ligações de moradores da costa leste de Sussex sobre um cheiro de gás", afirmou a polícia de Sussex (leste) em um comunicado divulgado em seu site.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A polícia do condado vizinho de Kent também recebeu muitas chamadas, acrescentou.

Após o vazamento, todas as atividades da usina química foram detidas por decisão das autoridades locais na segunda-feira à noite, afirmaram nesta terça-feira os ministros franceses de Ecologia e do Interior, Delphine Batho e Manuel Valls.

"Os serviços do Estado foram imediatamente ao local e ontem (segunda-feira) à noite um decreto da administração foi emitido para que cessasse toda a exploração", escreveram os ministros em um comunicado.

A ministra da Ecologia, que se encontrava em Berlim participando da celebração do 50º aniversário do Tratado franco-alemão do Eliseu, anunciou pouco antes que partia urgentemente rumo a Ruán.

O mercaptano é um produto utilizado para "perfumar" o gás de uso doméstico inodoro a fim de que seja possível detectar vazamentos e evitar acidentes.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente