Participamos do

Explosões deixam 82 mortos na universidade de Alepo

18:20 | Jan. 15, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Mais de 80 pessoas foram mortas nesta terça-feira em duas explosões na Universidade de Alepo, informaram Mohammed Wahid Akkad, o governador da maior cidade da Síria, além de uma fonte do hospital universitário. O governo sírio culpou os insurgentes pelas explosões, ao afirmar que eles dispararam dois mísseis contra a universidade. Já os rebeldes sírios afirmam que as explosões foram provocadas pelo bombardeio de um caça da Força Aérea da Síria. Tropas do governo e insurgentes combatem em Alepo desde meados do ano passado e vários bairros já foram destruídos.

"Até agora, há 82 mortes e mais de 160 feridos no ataque terrorista que teve como alvo estudantes, que faziam seu primeiro dia de exames na Universidade de Alepo", declarou Akkad por telefone à agência France Presse. O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos, grupo opositor sediado em Londres, disse que pelo menos 52 pessoas foram mortas após as explosões, mas disse que o número poderia subir muito.

Além dos estudantes, a universidade abriga cerca de 30 mil pessoas que fugiram de suas casas em áreas da cidade atingidas pelos confrontos, que começaram em julho do ano passado. Imagens postadas na internet pelos estudantes mostram sobreviventes se refugiando num prédio do campus. Ativistas afirmaram que mísseis disparados por um caça do governo foram responsáveis pelas explosões. Uma fonte militar disse que foram mísseis terra-ar disparados pelos rebeldes.

As explosões ocorreram numa área perto dos dormitórios da universidade e da faculdade de arquitetura, informou o Observatório. A televisão estatal informou que "terroristas lançaram dois foguetes" contra o complexo universitário, que fica numa área controlada pelo governo.

Alepo é a maior cidade da Síria e antigo centro comercial, mas tem sido uma frente importante na guerra civil do país desde julho, com batalhas frequentes entre tropas e rebeldes que lutam para derrubar o presidente Bashar Assad.

A cidade, assim como a capital, Damasco, tem registrado uma série de explosões ultimamente, resultando na morte de várias pessoas. Muitos dos ataques, que têm como alvo prédios do governo, foram assumidos por extremistas islâmicos, principalmente pela Jabhat al-Nusra (frente para a vitória), uma organização que o governo dos Estados Unidos classificou como terrorista, mas que obteve vitórias militares na província de Idlib, vizinha a Alepo.

As informações são da Associated Press e Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente