Participamos do

Coreia do Sul diz que o Norte está por trás de ciberataque contra jornal

O Centro de Resposta ao Terrorismo Cibernético da Coreia do Sul disse que o endereço de IP de um servidor do exterior utilizado na operação era idêntico ao usado em ataques cibernéticos anteriores realizados pela Coreia do Norte
07:31 | Jan. 16, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A polícia sul-coreana afirmou nesta quarta-feira que a Coreia do Norte está por trás de um ciberataque que paralisou as operações em um grande jornal do país no ano passado.

A polícia acusou o Norte de hackear o site de notícias e o banco de dados do JoongAng Ilbo e de seu irmão em inglês Korea JoongAng Daily em junho de 2012, afirmando que o ministério das telecomunicações pode ter estado envolvido.

Ambos os jornais perderam dados relacionados a artigos e fotos após o ataque, durante o qual uma foto de um gato branco e a declaração "Hacked by Isone" foram publicadas na página inicial do site.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O Centro de Resposta ao Terrorismo Cibernético da Coreia do Sul disse que o endereço de IP de um servidor do exterior utilizado na operação era idêntico ao usado em ataques cibernéticos anteriores realizados pela Coreia do Norte.

O ataque ocorreu uma semana depois de a Coreia do Norte ameaçar o JoongAng e outros meios de comunicação sul-coreanos por sua cobertura de um evento em massa de crianças em Pyongyang que eles compararam a eventos nazistas voltados para os jovens.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente