Participamos do

Chávez é consciente de seu estado de saúde, afirma Maduro

06:00 | Jan. 02, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, é "consciente" da complexidade de seu estado de saúde, afirmou na terça-feira à noite em Cuba o vice-presidente, Nicolás Maduro, sem revelar o que acontecerá se o chefe de Estado não tiver condições de assumir o novo mandato em 10 de janeiro.

"Pude visitá-lo em duas oportunidades, conversar com ele. Ele está consciente da complexidade do pós-operatório', disse Maduro em uma entrevista ao canal regional Telesur.
Chávez está hospitalizado em Havana há três semanas.

O presidente está em "uma situação complexa (...) às vezes tem leves melhoras, às vezes situações estacionárias", completou o vice-presidente, dois dias depois de revelar "novas complicações" do estado de saúde de Chávez.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Maduro, que também ocupa o cargo de chanceler, admitiu que esta é "a adversidade mais dura" do governo desde que Chávez chegou ao poder em 1999, mas se mostrou confiante na recuperação do presidente.

O vice disse ainda que encontrou o presidente "com uma força gigantesca" e criticou o que chamou de onda de boatos e mentiras dos últimos dias sobre o estado de saúde de Chávez e, inclusive, sobre sua morte.

Maduro afirmou que retornará nesta quarta-feira a Caracas para retomar as tarefas do governo.

Chávez, 58 anos, foi operado em 11 de dezembro pela quarta vez de um câncer que nunca revelou a localização.

O presidente, reeleito em outubro, deve tomar posse para um novo mandato em 10 de janeiro, mas Maduro não explicou o que acontecerá caso o Chávez não retorne à Venezuela.

Antes de viajar a Havana, Chávez anunciou que Maduro assumiria a presidência temporária caso ele estivesse "inabilitado". Também afirmou que o chanceler deveria ser o candidato governista em uma eventual eleição.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente