Participamos do

Berlusconi faz aliança com partido Liga do Norte

08:42 | Jan. 07, 2013
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Silvio Berlusconi, ex-primeiro-ministro da Itália, declarou nesta segunda-feira que seu partido de centro-direita fechou uma aliança durante a madrugada (horário local) com os federalistas do partido Liga do Norte para a eleição geral, marcada para os dias 24 e 25 de fevereiro. A medida aumenta as chances de que o Parlamento italiano fique dividido após o pleito.

O Partido da Liberdade (PDL), de Berlusconi, tem tradicionalmente se aliado ao Liga do Norte, que é forte principalmente nas ricas regiões do norte da Itália. "O líder da Liga do Norte, Roberto Maroni, será o candidato em Lombardia, enquanto eu serei o líder da coalizão dos moderados", disse o ex-primeiro-ministro em entrevista para a emissora RTL 102.5.

De acordo com a maioria das pesquisas eleitorais, o bloco de centro-direita vem atrás da aliança de centro-esquerda do Partido Democrático com uma diferença de pelo menos 10 pontos porcentuais. O atual conjunto de leis eleitorais da Itália, no entanto, faz com que seja difícil para qualquer partido compor a maioria no Senado, o que resulta em governos instáveis.

As regiões do norte do país são particularmente importantes para o Senado, considerando o grande número de legisladores que são eleitos naquela parte do país. As informações são da Dow Jones.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente