PUBLICIDADE
Notícias

Referendo no Egito acontecerá em duas datas separadas

O referendo sobre a nova Constituição dividiu profundamente o país e provocou muitas manifestações de partidários e adversários do presidente islamita Mohamed Mursi

06:36 | 12/12/2012

O referendo sobre o projeto de nova Constituição do Egito acontecerá em duas datas, 15 e 22 de dezembro, ao invés de em apenas um dia como estava previsto, anunciou nesta quarta-feira a televisão estatal.

"A Comissão Eleitoral decidiu que o referendo no território do Egito será organizado em duas datas. Portanto acontecerá no sábado 15 de dezembro e no sábado 22 de dezembro", anunciou a emissora.

Esta medida permitirá separar o país em duas regiões que votarão com uma semana de intervalo e supervisionar melhor o desenvolvimento da votação, destacou o canal.

Os egípcios que moram no exterior começaram a votar nas 150 representações diplomáticas egípcias.

A votação no exterior, que envolve 586.000 egípcios, acontecerá em quatro dias.
O referendo sobre a nova Constituição dividiu profundamente o país e provocou muitas manifestações de partidários e adversários do presidente islamita Mohamed Mursi.

A oposição liberal e de esquerda considera que o projeto constitucional abre o caminho para uma islamização crescente da legislação e não garante as liberdades.
O governo e seus aliados afirmam que a nova Constituição dará ao país um marco institucional estável quase dois anos depois da queda do presidente Hosni Mubarak, o que deu início a uma transição caótica.

 

AFP

TAGS