PUBLICIDADE
Notícias

Rainha Elizabeth II faz discurso de Natal em 3D

15:44 | 25/12/2012
NULL
NULL

A rainha Elizabeth II apareceu esta terça-feira pela primeira vez em imagem tridimensional para seus súditos, na transmissão de seu tradicional discurso de Natal, no qual ela homenageou os atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 e agradeceu aos britânicos pela celebração de seu jubileu.

Desde sua ascensão ao trono, com exceção de 1969, todo 25 de dezembro a soberana se dirige ao Reino Unido e à Comunidade Britânica. Mas neste ano do jubileu de diamante, em que ela celebra 60 anos de reinado, o Palácio de Buckingham buscou "fazer algo especial" e este discurso, transmitido por rádio e TV, foi filmado em 3D.

Aqueles que não possuem TV especial também puderam ver a rainha na imagem padrão. Na transmissão, ela agradeceu a "comunhão e a amizade" que lhe foram transmitidos durante as festividades do jubileu, este verão.

A soberana também prestou homenagem aos atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres, assim como às centenas de voluntários que contribuíram para o bom desenvolvimento do evento.

"Londres foi o palco de um magnífico verão esportivo e todos aqueles que foram testemunhas da coragem e das realizações que prevaleceram durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se inspiraram no talento, na implicação, no labor e no trabalho da equipe dos atletas", destacou.

O discurso natalino, que não se focou no governo, ao contrário de suas outras intervenções, é uma das raras ocasiões para a rainha expressar publicamente suas opiniões pessoais.

Esta mensagem havia sido pré-gravada e fotos da soberana acompanhando a gravação usando óculos pretos especiais, adornados com um "Q" de "Queen" (rainha em inglês) cravejado de brilhantes, causaram burburinho na imprensa.

A rainha achou o resultado "realmente muito bom", segundo o Palácio de Buckingham, que sempre busca mostrar Elizabeth II, uma bisavó de 86 anos, como uma mulher que acompanha as inovações de sua época.

Na manhã desta terça-feira, a soberana, que todos os anos celebra as festas de fim de ano em sua residência de Sandringham (leste da Inglaterra), assistiu ali ao culto de Natal acompanhada de membros da família real, com exceção dos príncipes Harry, William e Kate.

A monarca, que se ausentou excepcionalmente da missa dominical por causa de um resfriado, aparentava estar em boa forma.

Seu marido, o príncipe Philip, de 91 anos, que no Natal passado teve que ser operado de emergência pela obstrução de uma coronária, estava ao seu lado.

Já seus netos, o príncipe Harry, em missão militar no Afeganistão, assim como o príncipe William e sua esposa, Kate, se ausentaram. Estes últimos passaram o Natal na casa dos pais dela, mas têm previsto visitar Sandringham mais tarde.

Kate, cuja gravidez foi anunciada recentemente, ficou internada alguns dias no começo de dezembro devido a fortes enjoos e vômitos relacionados com a gestação.
                                                                                                               AFP

TAGS