PUBLICIDADE
Notícias

Putin assina acordos militares durante visita à Índia

10:44 | 24/12/2012

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou nesta segunda-feira, em Nova Délhi, acordos para vender para a Índia 71 helicópteros militares e componentes para a fabricação de 42 aviões de combate, durante uma visita destinada a fomentar os laços econômicos com um velho aliado.

O contrato para a venda de helicópteros Mi-17 foi assinado inicialmente em 2010. Agora, a Índia aumentou o pedido de 59 unidades a 71, informou o Governo de Nova Délhi sobre a lista de acordos assinados por Putin e pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh.

O atual programa de renovação do material militar transformou a Índia em um dos maiores importadores de armas do mundo. A Rússia fabrica 70% desse material comprado por Nova Délhi.

"A Rússia é um aliado chave em nossos esforços para modernizar nossas forças armadas", disse Singh após se encontrar com Putin e assinar com ele dez acordos em diversos âmbitos, como ciência, cultura, química, indústria farmacêutica, tecnologia e educação.

"No campo da alta tecnologia estão em curso uma série de projetos conjuntos de concepção, desenvolvimento e produção. Estamos satisfeitos que estes projetos estejam avançando", declarou Singh.

Outro dois acordos contemplam a venda de componentes para 42 aviões de combate Su-30MKI na Índia. O acordo original foi assinado no ano passado.
O valor de ambos os acordos militares não foi divulgado oficialmente, mas, segundo agências de imprensa russas, chegaria a 2,9 bilhões de dólares.

Em 2011, a Rússia tinha o monopólio do mercado indiano de armas, mas, nos últimos anos, Nova Délhi começou a comprar de outros países. Nesse sentido, a visita de Putin é interpretada como um esforço para recuperar o terreno perdido.

A Rússia se preocupa principalmente com a preferência crescente de Nova Délhi por fornecedores ocidentais. No mês passado, por exemplo, o grupo norte-americano Boeing ganhou do russo Mil um significativo contrato para a venda de helicópteros militares, avaliado em 2,4 bilhões de dólares.

Após a reunião desta segunda-feira, Putin disse que o diálogo foi "substancial e construtivo".

"Concordamos em aprofundar os laços nos âmbitos militar e de defesa", disse.
O Fundo Russo de Investimento Direto, um fundo soberano, e o Banco Estatal da Índia concordaram em investir juntos até 2 bilhões de dólares para promover o comércio e projetos de cooperação econômica.

Os dois líderes falaram também do estado das negociações sobre a construção pela Rússia da maior usina de energia nuclear da Índia, no estado de Tamil Nadu.

O comércio bilateral aumentou regularmente e espera-se que alcance 10 bilhões de dólares este ano, muito acima dos 7,5 bilhões de dólares de 2009, segundo dados oficiais.

"Nosso próximo objetivo é chegar a 20 bilhões de dólares (de comércio bilateral) em 2015", declarou Putin antes de sua visita de um dia à Índia.

A reunião aconteceu na residência oficial de Manmohan Singh, devido aos violentos protestos no centro de Nova Délhi por causa de um estupro coletivo a uma estudante.

 

AFP

TAGS