PUBLICIDADE
Notícias

Oficial desertor sírio diz que exército disparou 5 míssies Scud

12:25 | 13/12/2012

Um oficial desertor de uma brigada do exército sírio especializada em mísseis terrestres na província de Damasco afirmou nesta quinta-feira à AFP que a unidade à qual pertencia disparou vários mísseis Scud contra regiões controladas pelos rebeldes, mas a televisão estatal desmentiu estes disparos.

O tenente Araba Idriss explicou que continua em contato, desde que desertou há dez meses, com oficiais e militares do batalhão 578 da brigada 155.

Eles afirmaram ter disparado cinco mísseis Scud na segunda-feira da base de Nassiriya, na rota entre Damasco e Homs (centro).

O canal de informação oficial Al Ijbariya informou pouco depois que "o ministro das Relações Exteriores desmente categoricamente os rumores de que o exército sírio disparou mísseis Scud".

Outro militar, que desertou desta brigada depois dos disparos, confirmou a informação, mas preferiu manter-se no anonimato por temor de represálias contra sua família.

O tenente precisou que os mísseis disparados eram de fabricação russa ou versões modificadas pelos sírios, de um alcance de mais ou menos 300 km e que são chamados de "Golan-I".

Segundo ele, o impacto foi na província de Aleppo ou de Idlib, ambas no noroeste do país.

 

AFP

TAGS