PUBLICIDADE
Notícias

Nelson Mandela recebe alta do hospital

16:50 | 26/12/2012
NULL
NULL

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, recebeu alta do hospital esta quarta-feira, 26, depois de dar entrada mais de duas semanas atrás devido a uma infecção pulmonar, anunciou a presidência sul-africana.

"Ele receberá cuidados domiciliares em sua casa em Houghton (Johanesburgo) até que esteja totalmente recuperado", informou a presidência em um comunicado.

"Nós solicitamos que sua intimidade continue sendo respeitada a fim de permitir que ele tenha as melhores condições possíveis para uma completa recuperação", acrescentou o comunicado.
Presidente entre 1994 e 1999, Mandela passou 27 anos de sua vida na prisão por ter lutado contra o regime que instaurou uma discriminação racial na África do Sul.

Libertado em 1990, ele se tornou, quatro ano depois, o primeiro presidente negro de seu país. Em 1993, obteve o prêmio Nobel da Paz em conjunto com o último presidente do apartheid, Frederick Willem de Klerk, por ter conduzido bem as negociações para a democracia.

Nelson Mandela não aparece em público desde o final da Copa do Mundo de Futebol em 2010,

celebrada em seu país.

Em janeiro de 2011, ele já tinha sido hospitalizado durante dois dias por uma infecção pulmonar, provavelmente vinculada com sequelas de uma tuberculose que ele contraiu durante o tempo em que passou em Robben Island, onde cumpriu 18 dos 27 anos de sua prisão.

AFP

TAGS