PUBLICIDADE
Notícias

Milhares protestam em Madri e Barcelona por unidade da Espanha

11:01 | 06/12/2012

Milhares de pessoas protestaram nesta quinta-feira, em Madri e Barcelona (nordeste), em defesa da unidade da Espanha, num momento de tensões entre o governo central e o regional catalão, cujo presidente, Artur Mas, prometeu um referendo sobre a autodeterminação.

Sob o lema "Espanha somos todos", milhares de pessoas se concentraram em Madri na conhecida Praça Colón para mostrar seu apoio à unidade da Espanha e criticar as ações dos "movimentos secessionistas".

Liderados pela enorme bandeira espanhola que ondeia permanentemente nesta praça, os manifestantes, convocados pela Fundação para a Defesa da Nação Espanhola (DENAES), agitaram bandeiras do país, catalãs e inclusive algumas que uniam as cores de Espanha e Catalunha, ao mesmo tempo em que lançavam gritos de "Viva Espanha".

"A unidade da Espanha é a melhor garantia de sua pluralidade interna, fundamento de solidariedade entre os cidadãos e entre suas diferentes regiões, e princípio originário das liberdades que hoje desfrutamos", disse uma das organizadoras do evento, ao ler o manifesto a favor da unidade da Espanha.
Os manifestantes acolheram com um grande aplauso a interpretação do hino nacional, desta vez com uma letra composta para a ocasião.

A concentração, celebrada no dia da Constituição espanhola, teve uma réplica em Barcelona, onde milhares de pessoas protestaram pelas ruas da capital catalã sob o mesmo lema de "Espanha somos todos".

Convocados pelo Movimento Cívico de Espanha e Catalães, os manifestantes percorreram algumas das principais ruas da Cidade Condal, carregando cartazes nos quais era possível ler lemas como "Por uma Constituição de todos" e "Catalunha com a Constituição", e segurando bandeiras espanholas unidas com as cores da catalã.

Os manifestantes também gritaram frases como "Viva Espanha" e "Artur Mas, renúncia", em referência ao presidente regional catalão.

As mobilizações ocorreram após várias semanas de tensões entre Madri e o governo catalão, depois que Mas mostrou sua intenção de convocar um referendo sobre a autodeterminação desta rica região do nordeste espanhol.

 

AFP

TAGS