PUBLICIDADE
Notícias

Margaret Thatcher, ainda hospitalizada, passa bem

08:25 | 24/12/2012
AFP
AFP

A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, de 87 anos, passou este domingo o terceiro dia no hospital onde ela foi submetida a uma cirurgia na bexiga, e "está bem", informou à AFP Tim Bell, antigo conselheiro da "dama de ferro".

"Ela está no hospital atualmente e passa bem", declarou lorde Tim Bell, personalidade influente do mundo das relações públicas no Reino Unido.

Ele disse não ter "nenhuma ideia" da data em que Margaret Thatcher poderá sair do hospital, cujo nome e localização são mantidos sob sigilo. Anteriormente, Bell havia indicado que seria "perfeitamente possível" que ela passe ali o Natal.

A filha de Thatcher, Carol, está ao seu lado, acrescentou este amigo da ex-primeira-dama conservadora britânica (1979-1990).

Um porta-voz da senhora Thatcher indicou, por sua vez, que ela deveria permanecer mais alguns dias no hospital. "Levando em conta a sua idade, eu não penso que ela saia" antes de "aguns dias", acrescentou.

Thatcher deu entrada no hospital na quinta-feira e foi operada de um tumor na bexiga, cuja natureza não foi detalhada, em uma intervenção qualificada de "menor" por pessoas próximas. Uma porta-voz assegurou na sexta-feira que ela estava "perfeitamente bem".

Lorde Bell explicou que os médicos empregaram uma "cirurgia muito pouco invasiva, portanto sem anestesia pesada", para esta operação, qualificada de um "completo sucesso".

O chefe do governo britânico, David Cameron, fez votos de um "pronto restabelecimento" este sábado, em uma mensagem publicada no microblog Twitter.

Única mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha e personalidade da vida política do século XX em seu país, Thatcher faz raras aparições públicas. Vítima de doença senil e fragilizada fisicamente, ela não se expressa mais em público desde 2002 por recomendação médica, após ter sofrido vários ataques cerebrais.

 

AFP

TAGS