PUBLICIDADE
Notícias

Mais de 100 países votam contra a pena de morte na Assembleia da ONU

Entre a minoria que ainda executa seus prisioneiros estão China, Irã e Estados Unidos. Foram 111 votos contra 41 votos

16:42 | 20/12/2012

Um número recorde de 111 países votou nesta quinta-feira, 20, pela moratória sobre a pena de morte, em uma reunião especial da Assembleia Geral da ONU sobre direitos humanos.

Embora a moratória não seja obrigatória, seus partidários defendem que a votação realizada a cada dois anos transmita uma mensagem para o cada vez menor grupo de nações que ainda executa prisioneiros, entre eles China, Irã e Estados Unidos.

Foram 111 votos a favor de uma moratória sobre a pena de morte, quatro a mais do que em 2010.

Entre os 41 países que votaram contra a moratória estão Estados Unidos, China, Japão, Índia, Irã, Coreia do Norte e Arábia Saudita. Trinta e quatro países se abstiveram.

As nações europeias têm trabalhado para aumentar o número de votos em apoio a uma moratória. O embaixador da Noruega nas Nações Unidas, Geir Pedersen, declarou que o número crescente de países que apoiam o fim da pena capital mostra que este não é mais um objetivo "dominado por países ocidentais. Esta é uma campanha global".
"A importância do voto é que ele envia uma mensagem muito forte para a comunidade

internacional em geral", disse à AFP Pedersen. "A Assembleia Geral é o único lugar onde todos os países são representados e há uma forte maioria a favor de uma moratória."

Cerca de 150 países possuem moratórias ou proibições da pena de morte e apenas 21 países realizaram execuções em 2011, de acordo com grupos de direitos humanos.

Esses grupos afirmam que os países que ainda realizam execuções são os mais obstinados.

Eles ressaltaram que a China executa milhares de prisioneiros a cada ano e o Irã condenou à morte mais de 650 pessoas em 2011, tornando-se o maior carrasco per capita.

AFP

 

TAGS