PUBLICIDADE
Notícias

Filipinas: Sobe para 74 número de mortes por tufão

18:13 | 04/12/2012
O tufão Bopha atingiu as províncias do sul das Filipinas com força nesta terça-feira, causando a morte de pelo menos 74 pessoas na ilha de Mindanao, informaram autoridades locais.

Trata-se do mais forte fenômeno climático a atingir Mindanao em 20 anos. Com ventos de até 195 quilômetros por hora, Bopha também é a tempestade mais forte a atingir as Filipinas em 2012.

Somente em Nova Bataan, 43 pessoas morreram, entre moradores e soldados. "Eu contei 43 corpos no chão", disse a repórter Vina Araneta por telefone em edifício do governo em Nova Bataan.

Arturo Uy, governador da província filipina de Vale de Compostela, disse que o número de mortos pode aumentar ainda mais depois que a água baixar.

Em Cateel, na província de Davao Oriental, 23 pessoas morreram afogadas, em desabamentos de imóveis e em quedas de árvores, disse a governadora Corazón Malanyaon.

Mais oito pessoas morreram em outras cidades de Mindanao, inclusive três crianças soterradas no deslizamento de uma encosta na cidade de Marapat.

O desastre deixou duas províncias inteiras sem eletricidade, suspendeu voos e inundou áreas vulneráveis a deslizamentos.

Mais de 60 mil pessoas já deixaram suas casas em zonas de risco, como vilarejos costeiros ou locais próximos a rios, incluindo as regiões que foram devastadas por uma tempestade no ano passado.

O chefe de defesa civil do país, Benito Ramos, disse que autoridades estavam fazendo buscas por vítimas e danos causados por um deslizamento de terra na região montanhosa da província do Vale de Compostela. Também estão sendo realizadas operações nas províncias de Leyte e Davao Oriental.

A eletricidade foi cortada em diversos municípios em Surigao del Sur, Surigao del Norte e Davao Oriental, enquanto áreas da província de Agusan del Sur estão inundadas. Dezenas de voos domésticos foram cancelados.

O Bopha, que pode atingir uma área de até 600 quilômetros, deve sair das Filipinas na sexta-feira. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

TAGS