PUBLICIDADE
Notícias

Facebook ensaia cobrança a usuários para exibir mensagens

21:13 | 20/12/2012

O Facebook começou a testar, esta quinta-feira, 20, a possibilidade de cobrar para garantir que as mensagens de desconhecidos chegem às caixas de entrada dos destinatários na rede social.

O teste Mensagens do Facebook, limitado aos Estados Unidos por enquanto, permite a quem envia uma mensagem pagar um dólar para garantir que a mesma chegue à caixa de entrada do destinatário, mesmo quando essa pessoa não pertence ao círculo de amigos do emissário.

O sistema de mensagens do Facebook foi concebido para desviar a correspondência que parece indesejada a "outra" pasta que pode ser ignorada pelo usuário. A rede social informou que queria determinar se acrescentando um "sinal monetário" melhorava sua fórmula para depositar as mensagens "relevantes e úteis" nas bandejas de entrada dos destinatários.

O Facebook já utiliza sinais sociais, por exemplo conexões entre amigos, e algoritmos para identificar as mensagens indesejadas (spam). "Este teste está desenhado para fazer frente a situações em que nem os sinais sociais, nem os algorítmicos são suficientes", reportou o Facebook em uma publicação em seu blog.

"Por exemplo, se querem enviar uma mensagem a alguém a quem você ouviu falar em uma conferência, mas não é seu amigo, ou se quiser enviar para alguém uma mensagem sobre uma oferta de trabalho, pode usar esta ferramenta para acessar sua caixa de entrada", explicou.

A companhia sediada na Califórnia introduziu em 2011 em seu sistema "outras" pastas diferentes à bandeja de entrada de mensagens, ponde deposita diretamente missivas de interesse duvidoso para os destinatários.

TAGS