PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte diz que lançará foguete de longo alcance

10:00 | 01/12/2012
A Coreia do Norte anunciou neste sábado que lançará um foguete de longo alcance entre os dias 10 e 22 deste mês, num gesto que promete agravar as tensões com Washington e Seul antes da eleição presidencial sul-coreana, marcada para o próximo dia 19. Esta será a segunda tentativa de lançamento de um foguete na administração de Kim Jong Un, que assumiu o poder após a morte de seu pai, Kim Jong Il, há cerca de um ano.

O anúncio foi feito semanas após a reeleição do presidente dos EUA, Barack Obama, e antes de sua posse, em janeiro. A Casa Branca considera os lançamentos de foguetes da Coreia do Norte uma forma velada de Pyongyang testar tecnologia de mísseis de longo alcance vetados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Um porta-voz do comitê para tecnologia espacial da Coreia do Norte disse que o país analisou erros cometidos no lançamento fracassado de abril e aperfeiçoou a precisão do foguete e satélite, segundo a agência oficial de notícias norte-coreana. Apesar de malsucedido, o último teste atraiu críticas da ONU, Washington, Seul e outras capitais. As informações são da Associated Press.

TAGS