PUBLICIDADE
Notícias

União Africana aprova envio de força internacional a Mali

16:37 | 13/11/2012

ADIS ABEBA, 13 Nov 2012 (AFP) - A União Africana aprovou o envio ao Mali de uma força militar internacional para reconquistar o norte do país ocupado por islamitas armados, segundo o plano adotado domingo por dirigentes da África Ocidental, anunciou nesta terça-feira, 13, o comissário de Paz e Segurança da UA, Ramtane Lamamra.

O Conselho de Paz e de Segurança da UA decidiu aprovar o conceito "de operações para a mobilização planejada da força conduzida pela África, em apoio ao Mali", declarou Lamamra em Adis Abeba.

Acrescentou que a UA recomendava ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que "autorize este plano de mobilização da força com duração de um ano".

Os dirigentes da África Ocidental reunidos domingo em Abuja concordaram em enviar ao Mali uma força militar internacional de 3.300 soldados em um ano.

Este plano será submetido à ONU antes do final de novembro, através da UA, para que o Conselho de Segurança dê luz verde às operações.

Lamamra não deu detalhes sobre a missão, mas explicou que se tratava de "reconquistar as regiões ocupadas no norte do Mali, desmantelar nela as redes terroristas e criminosas e restabelecer de forma efetiva a autoridade do Estado em todo o território nacional".

TAGS