PUBLICIDADE
Notícias

Trégua em Gaza: Obama agradece a Mursi e Netanyahu (Casa Branca)

Israel e o movimento palestino Hamas chegaram a um acordo de trégua, que entrou em vigor em Gaza às 19h00 GMT (17h00 de Brasília)

16:48 | 21/11/2012

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, agradeceu ao seu homólogo egípcio Mohamed Mursi e ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, após o anúncio feito nesta quarta-feira, 21, de uma trégua entre Israel e Hamas, e mencionou a meta de alcançar uma paz "duradoura" em Gaza.

Com poucos minutos de intervalo, a Casa Branca informou de ambas as conversas telefônicas, enquanto o ministro das Relações Exteriores egípcio, Mohammed Kamel Amr, e sua colega americana, Hillary Clinton, anunciavam uma trégua entre os beligerantes.

Israel e o movimento palestino Hamas chegaram a um acordo de trégua, que entrou em vigor em Gaza às 19h00 GMT (17h00 de Brasília).

Obama "agradeceu ao presidente Mursi pelos esforços com o objetivo de obter um cessar-fogo duradouro e por seu papel decisivo na negociação" dessa proposta de trégua, ressaltou a Casa Branca em um comunicado.

Pouco antes, o governo americano havia informado que Obama e Netanyanhu tinham conversado.

Durante a conversa, "o presidente manifestou sua satisfação em relação aos esforços realizados pelo primeiro-ministro por um cessar-fogo duradouro e por uma solução de longo prazo, em cooperação com o novo governo egípcio", liderado por Mursi, do movimento político da Irmandade Muçulmana, berço do Hamas.

Obama também "agradeceu ao primeiro-ministro (israelense) por sua aceitação da proposta egípcia de cessar-fogo, como havia sido recomendado pelo presidente, enquanto reiterou que Israel mantém o direito de se defender", indicou um porta-voz presidencial.

Os Estados Unidos "aumentarão seus esforços para ajudar Israel a atender as suas necessidades em matéria de segurança, em particular (contra) a chegada de armas e explosivos a Gaza" a partir do Egito, anunciou a Casa Branca.

As conversas telefônicas entre Obama e os dirigentes foram realizadas poucas horas depois de o mandatário americano ter retornado a Washington, após uma viagem de quatro dias pela Ásia.

TAGS