PUBLICIDADE
Notícias

Tesouro francês exige US$ 252 milhões da Amazon

08:11 | 13/11/2012

O Tesouro francês exige 252 milhões de dólares da líder mundial de comércio eletrônico Amazon em impostos e multas correspondentes aos anos de 2006 a 2010, segundo um documento oficial do grupo que pode ser consultado no site das autoridades da bolsa americanas SEC.

A Amazon diz estar em "desacordo" com a estimativa da administração fiscal francesa e advertiu que lutará para defender suas posições, segundo o texto, que figura em um anexo dos resultados trimestrais do grupo e que foi colocado no site no fim de outubro.

O grupo ressalta que esta quantidade é uma estimativa do Tesouro francês e não é definitiva.
O contencioso se deve à "alocação dos recursos entre diferentes jurisdições estrangeiras" onde o grupo está presente, explicou.

A Amazon também se refere ao fato de que suas atividades comerciais na França são dirigidas de sua sede europeia em Luxemburgo, um país com uma tributação menor que a francesa.

A empresa americana pretende "recorrer a todos os recursos administrativos a sua disposição" para contestar a decisão do fisco francês. Se não alcançar um acordo amistoso, o grupo "contempla iniciar um contencioso judicial".

Sobre este assunto, a Amazon indica que um contencioso similar com o Japão foi solucionado em março no âmbito de um acordo entre as autoridades fiscais dos dois países.

 

AFP

TAGS