PUBLICIDADE
Notícias

Segundo passaporte de empresária causa raiva na China

06:46 | 27/11/2012

Uma famosa empresária chinesa está no centro de uma polêmica na China desde que foi revelado que possui um passaporte estrangeiro, um privilégio comum entre os milionários, mas que provoca irritação na opinião pública.
Foram lançados chamados a boicotar a próspera rede de restaurantes South Beauty, fundada por Zhang Lan, informa o jornal China Daily, sem informar a outra nacionalidade que ela teria obtido.

Zhang se tornou famosa em 2010 ao se expressar contra a emigração dos chineses ricos durante um programa de um canal de televisão de Hong Kong.

"Eu serei leal ao meu país porque sou chinesa", afirmou, segundo o China Daily.

irritação contra a empresária aumentou pelo fato de ela pertencer à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPC), uma assembleia que tem pouco poder de decisão.

A existência de seu passaporte estrangeiro foi conhecida depois que ela o utilizou em um procedimento judicial no qual estava envolvida.

A China não autoriza a dupla nacionalidade e os chineses que recebem um segundo passaporte devem renunciar a sua nacionalidade de origem. No entanto, alguns ocultam, ao menos temporariamente, que possuem outro passaporte.

O caso de Zhang Lan confirma a tendência geral entre os ricos chineses de dar prioridade ao exterior - sobretudo Estados Unidos e Canadá - para se radicar, depositar sua fortuna e educar seus filhos.

Esta atitude é considerada antipatriótica pelos chineses comuns, indignados pelo luxuoso nível de vida das autoridades do regime comunista e dos novos ricos da segunda maior economia mundial.

No ano passado, um estudo do Bank of China e da revista chinesa Hurun chegou à conclusão de que quase metade dos milionários chineses refletia sobre a possibilidade de deixar a China, e que 14% deles já estavam agindo nesta direção.

 

AFP

TAGS