PUBLICIDADE
Notícias

Putin demite ministro da Defesa por escândalo de corrupção

06:36 | 06/11/2012

MOSCOU, 6 Nov 2012 (AFP) - O presidente russo, Vladimir Putin, demitiu o ministro da Defesa, Anatoli Serdiukov, por um escândalo de corrupção, na primeira grande mudança ministerial desde que retornou ao Kremlin para o terceiro mandato.

Putin substituiu Serdiukov, que executou uma impopular reforma apoiada pelo Kremlin, pelo ex-ministro de Situações de Emergência e atual governador de Moscou, Serguei Shoigu, um homem de sua confiança.

"Com a situação cada vez mais difícil no ministério da Defesa, tomei a decisão de liberar de suas funções o ministro Serdiukov para garantir uma investigação objetiva", declarou o presidente russo.

A destituição do ministro da Defesa coincide com o plano do Kremlin de aumentar consideravelmente o orçamento militar, o que acontecerá, segundo os analistas, em detrimento das pastas da Educação e da Saúde.

No fim de outubro teve início uma investigação sobre uma empresa controlada pelo ministério, a Oboronservis, por fraude na venda de bens imobiliários, terrenos e ações de sua propriedade.

Segundo o comitê investigador russo, alguns funcionários do ministério escolhiam os bens imobiliários mais prestigiosos administrados pela empresa.
Eles investiam nos imóveis um grande volume de dinheiro procedente do orçamento russo e depois revendiam, por meio de empresas ligadas a Oboronservis, a preços inferiores aos do mercado.

Segundo as primeiras informações, o prejuízo provocado pela venda de apenas oito imóveis foi de três bilhões de rublos (74 milhões de euros), segundo o comitê.

A Oboronservis, criada em 2008 por um decreto do Kremlin, tem atribuições muito diversas, que vão da manutenção de equipamento do exército à publicação de livros do ministério, passando pela organização do abastecimento das tropas.

TAGS