PUBLICIDADE
Notícias

Pivô do escândalo Petraeus é consul honorária sul-coreana

17:55 | 14/11/2012

WASHINGTON, 14 Nov 2012 (AFP) - Jill Kelley, pivô do escândalo que provocou a renúncia do diretor da CIA, David Petraeus, e que ameaça a carreira do chefe da coalizão internacional no Afeganistão, John Allen, é consul honorária da Coreia do Sul nos Estados Unidos.

Dois membros do ministério de Relações Exteriores da Coreia do Sul informaram que a mulher morena de 37 anos, organizadora de reuniões sociais com altos oficiais dos Estados Unidos, foi nomeada consul honorária em agosto passado.

"Apesar de não sofrer acusação (no caso Petraeus), se ocorrer algum problema poderá ter seu status de consul honorária retirado", disse um funcionário da chancelaria sul-coreana, que pediu para não ser identificado.

Kelley foi nomeada consul honorária após recomendações da embaixada da Coreia do Sul nos Estados Unidos.

"Ela obteve o status graças a seus bons antecedentes e sua vontade de desenvolver laços entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos, incluindo o acordo de livre comércio", disse outro responsável, precisando que um consul honorário não tem responsabilidades oficiais.

Jill Kelly não deixava de fazer alarde sobre seu título, que exibia na placa de seu automóvel Mercedes S500.

Petraeus renunciou na semana passada, diante da revelação de sua relação extraconjugal com Paula Broadwell, sua biógrafa.

Jill Kelley, amiga de Petraeus e de Allen, contactou o FBI após receber e-mails com ameaças, o que levou a polícia federal americana a descobrir o caso do chefe da CIA com Broadwell.

TAGS