PUBLICIDADE
Notícias

Partido turco no poder apresenta projeto de sistema presidencial

17:51 | 06/11/2012

ANCARA, 6 Nov 2012 (AFP) - O partido no poder na Turquia apresentou ao Parlamento um controverso projeto de reforma das instituições destinado a transformar o sistema parlamentar atual em um verdadeiro regime presidencial, anunciou nesta terça-feira, 6, o vice-primeiro-ministro, Bekir Bozdag.

Esta proposta quer dotar o presidente da República de amplos poderes, de acordo com os desejos do primeiro-ministro e chefe do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), Recep Tayyip Erdogan, que não esconde sua vontade de se apresentar para as eleições presidenciais de 2014.

"Consideramos oportuno para a Turquia passar a um sistema presidencial que gera estabilidade, em vez de consumir a energia do país em debates", explicou o vice-primeiro-ministro.

Os quatro partidos representados no Parlamento turco estão reunidos há meses em uma comissão especial encarregada de redigir uma nova lei fundamental que deve substituir, em um sentido mais democrático, a elaborada pelos militares após o golpe de Estado de 1980.

Os adversários de Erdogan se negam a aceitar a reforma, porque consideram que o sistema presidencial lhe dará poderes demais.

TAGS